quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Empresas descobrem que ser sustentável atrai investimentos e gera lucros


Hoje em dia, ser social e ambientalmente responsável é uma das exigências impostas pelas instituições financeiras do exterior. As organizações que fazem medições de ações de sustentabilidade voltadas aos seus stakeholders saem na frente quanto o assunto é disputar investimentos internacionais. Indicadores como o Ethos, GRI ou o Ise relatam os índices que a empresa registra em seu balanço sustentável. E o que esse balanço faz é validar esses indicadores. Tem um grupo de empresas de capital aberto com ações muito valorizadas em função desse balanço. O índice da bolsa mostra empresas que publicam esses relatórios (atualmente, cerca de 100 empresas brasileiras publicam algum tipo de relatório de sustentabilidade) e essas empresas têm diferenciação em preço de ação.

“Uma companhia que enfrenta uma porção de processos trabalhistas ou é suspeita de explorar mão de obra infantil ou poluir o meio ambiente sequer tem chances de obter qualquer tipo de benefício ou investimento”, explica Iêda Novais, diretora corporativa da BDO. Por outro lado, o investimento feito em qualificação profissional de jovens em situação de risco de comunidades do entorno de uma fábrica ou a implementação de mecanismos para o reúso da água e a redução de perdas de matéria-prima em processos de manufatura podem se traduzir em ganhos institucionais e financeiros para as companhias.

De acordo com uma pesquisa do Green Brands Global Survey, realizada em 2009, consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos verdes. Esses dados mostram que, hoje, o valor de uma empresa não é medido apenas pelo lucro, mas também pela sua riqueza intangível, à qual as ações responsáveis são inerentes.

>> 73% dos brasileiros planejam aumentar seus gastos com produtos e serviços verdes, sendo que 28% deles estão dispostos a gastar até 30% a mais.
Fonte: Green Brands Global Survey-2009

>> 52% dos consumidores estão dispostos a comprar produtos de fabricantes que não agridem o meio ambiente mesmo que sejam mais caros.
Fonte: IBOPE - 2007

>> 48% dos brasileiros disseram estar dispostos a pagar 10% a mais por um produto sustentável.
Fonte: Pesquisa realizada pelas agências de publicidade Z+, Media Contacts e Mobext, do grupo francês Havas, via internet, com 2.532 consumidores brasileiros, 2009

>> 98% dos brasileiros alegaram que trocariam de fornecedor se um produto fosse certificado, com o objetivo de impactar menos as mudanças climáticas, contra 90% no mundo.
Fonte: Pesquisa Accenture Mudanças Climáticas para os Consumidores Finais-2009

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