separe seu lixo, leve sua sacola ao supermercado, consuma produtos com selo de sustentabilidade, utilize lâmpadas de baixo consumo, utilize, se puder, um aquecedor solar para o chuveiro, pois são as pequenas ações do nosso dia-a-dia que podem salvar o planeta!
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Família britânica produziu apenas uma sacola de lixo em 2010
Uma família britânica diz ter conseguido produzir apenas uma sacola de lixo em todo o ano de 2010.
O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos de alimento em adubo.
Além disso, eles compram produtos diretamente de produtores locais para evitar embalagens em excesso e quando vão ao açougue, por exemplo, eles levam os próprios recipientes.
A pequena sacola de lixo continha alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.
Os Strauss começaram o desafio reduzindo o uso de plástico. Depois, passaram a reciclar e reaproveitar cada vez mais, além de usar baterias recarregáveis e painéis solares para gerar energia.
A experiência foi contada em um site na internet, o www.myzerowaste.com, que acabou virando referência sobre reciclagem e tem mais de 70 mil visitantes por mês.
"Para quem quer reduzir a produção de lixo, minha primeira dica seria pensar no que você está comprando e escolher produtos com menos embalagem e com invólucros que sejam recicláveis. Em segundo lugar, é importante evitar o desperdício de alimento. Aqui na Grã-Bretanha, um terço da comida que compramos acaba no lixo. Em terceiro lugar, tente reciclar o máximo que puder", aconselha Rachelle.
Fonte: O Globo
Marcadores:
anticonsumismo,
lixo,
reciclagem,
reutilização
domingo, 2 de janeiro de 2011
Pegada ecológica e sustentabilidade da população
Pegada ecológica é uma metodologia utilizada para medir as quantidades de terra e água (em hectares globais – gha) que seriam necessários para sustentar o consumo da população.
Considerando os cinco tipos de superfície, áreas cultivadas, pastagens, florestas, áreas de pesca e áreas edificadas, o planeta Terra possui aproximadamente 13,4 bilhões de hectares globais (gha) de terra e água biologicamente produtivas.
Em 1976, o padrão de vida da humanidade exigiu recursos naturais com capacidade de regeneração equivalentes a uma Terra. Atualmente, o consumo exige de recursos naturais 50% acima da capacidade de reposição do planeta. Ou seja, uma Terra e meia. Em 2030, serão necessárias duas Terras para garantir o padrão de vida no ritmo atual de consumo.
Entre 1800 e 2010 a população mundial cresceu, aproximadamente, sete vezes, de 1 bilhão para 7 bilhões de habitantes. A economia (PIB) cresceu 50 vezes no mesmo período.
Em 2050, de acordo com dados da Divisão de População da ONU, a população mundial deve atingir 9 bilhões de habitantes e, segundo o FMI, a economia mundial (PIB) deve quadruplicar. O planeta vai suportar?
Para que a humanidade possa sobreviver e permitir a sobrevivência das próximas gerações será preciso superar os seguintes desafios:
a) reduzir ou modificar o padrão de consumo atual;
b) investir em mudanças tecnológicas que permitam utilizar fontes renováveis de energia, maior eficiência na produção, reciclagem, aproveitamento do lixo, redução do desperdício, etc.
c) reduzir a população.
Fonte: José Eustáquio Diniz Alves, com base nos dados da Global Footprint Network
Marcadores:
abastecimento,
água potável,
anticonsumismo,
energia limpa,
população mundial,
sustentabilidade,
vida sustentável
Assinar:
Postagens (Atom)